Wikipedia

Resultados da pesquisa

terça-feira, 28 de maio de 2013

Como sou eu como professor


Quem sou eu como professor?
Um professor que está na busca, na luta com a tecnologia, com esse complexo novo jeito de trabalhar, na disputa do que é realmente importante, essencial para um bom organizador de aprendizagens. Elaborar e reelaborar a capacidade e aprender e apreender esse novo professor, essa nova/velha profissão essencial para a formação de cidadãos preparados para essa sociedade exigente de pessoas reflexivas, abertas a novas experiências.     

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento




A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
Juan Ignacio Pozo
Cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender o que a sociedade exige. Estatísticas preocupantes sobre baixos índices de leitura e de aprendizagem, fracasso escolar crescente, ..., ao mesmo tempo, ampliação da educação obrigatória, a busca incessante pelo conhecimento, exigência social em que mais pessoas aprendam mais e mais rápido, de maneiras diferentes.
A nova cultura da aprendizagem: da informação ao conhecimento
Se realmente acreditarmos que é possível um outro mundo, é preciso investir no conhecimento e na aprendizagem. As tecnologias estão criando novas formas de conhecimento, novas formas de alfabetização, tornando muito mais acessíveis todos os saberes, exigindo-se, é claro, maiores capacidades ou competências cognitivas. A escola já não é a primeira fonte de conhecimento, nem a principal. O que a escola pode fazer é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem, é necessário aprender a conviver com a diversidade. Não cabe mais à educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabadas, devem ajudá-los a construir seu próprio ponto de vista, formar os futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem.
O ensino de novas competências para a gestão do conhecimento
Uma das metas essenciais da educação é ensinar aos alunos, a partir das diferentes áreas do currículo, as competências para a aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação. Mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar dos professores, requer apropriar-se de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento. Esse é um dos maiores desafios enfrentados por nossos sistemas educacionais nas próxim