Wikipedia

Resultados da pesquisa

sábado, 15 de junho de 2013

TRECHO DO LIVRO ˶O HOMEM QUE CALCULAVA˵ DE Malba Tahan.

OS herdeiros

Perto de um refúgio meio abandonado, três homens discutiam acalorosamente ao pé de um lote de camelos. Por entre pragas e impropérios gritavam possessos, furiosos:
̶  Não pode ser!
̶  Isto é um roubo!
̶  Não aceito!
O inteligente Beremiz procurou informar-se do que se tratava.
̶  Somos irmãos – esclareceu o mais velho – e recebemos, como herança, esses 35 camelos. Segundo a vontade expressa de meu pai, devo receber a metade, o meu irmão Hamed Namir uma terça parte e ao Harim, o mais moço, deve tocar apenas a nona parte. Não sabemos, porém dividir dessa forma 35 camelos e a cada partilha proposta, segue-se a recusa dos outros dois, pois a metade de 35 é 17 e meio. Como fazer a partilha se a terça parte e a nona parte de 35 também não são exatas?
̶  É muito  simples – atalhou ˶o homem que calculava˵.  ̶  Encarrego-me de fazer, com justiça, essa divisão, se permitirem que eu junte aos 35 camelos da herança, este belo animal que, em boa hora, aqui nos trouxe!
Neste ponto, procurei intervir na questão:
̶  Não posso consentir semelhante loucura! Como poderíamos concluir a viagem, se ficássemos sem o camelo?
̶  Não te preocupes com o resultado, ó bagdali!  ̶  replicou-me em voz baixa Beremiz.  ̶  Sei muito bem o que estou fazendo. Cede-me o teu camelo e verás no fim a que conclusão quero chegar.
Tal foi o tom de segurança com que ele falou que não tive dúvida em entregar-lhe o meu belo jamal (camelo) que, imediatamente, foi reunido aos 35 ali presentes, para serem repartidos pelos três herdeiros.
̶  Vou, meus amigos  ̶  disse ele, dirigindo-se aos três irmãos  ̶  fazer a divisão justa e exata dos camelos que são agora, como veem, em número de 36.
E, voltando-se para o mais velho dos irmãos, assim falou:
̶  Deverias receber, meu amigo, a metade de 35, isto é, 17 e meio. Receberás a metade de 36 e, portanto, 18. Nada tens a reclamar, pois é claro que saíste lucrando com esta divisão!
E, dirigindo-se ao segundo herdeiro, continuou:
̶  E tu, Hamed Namir, deverias receber um terço de 35, isto é, 11 e pouco. Vais receber um terço de 36, isto é, 12. Não poderás protestar, pois tu também saíste com visível lucro na transação.
E disse, por fim, ao mais moço:
̶  E tu, jovem Harim Namir, segundo a vontade de teu pai, deverias receber uma nona parte de 35, isto é, 3 e tanto. Vais receber uma nona parte de 36, isto é, 4. O teu lucro foi igualmente notável. Só tens a agradecer-me pelo resultado!
E concluiu:
̶  Pela vantajosa divisão feita entre os irmãos Namir – partilha em que todos três saíram lucrando – couberam 18 camelos ao primeiro, 12 ao segundo e 4 ao terceiro, o dá um resultado (18+12+4) de 34 camelos. Dos 36 camelos, sobram, portanto, dois. Um pertence, como sabem, ao bagdali, meu amigo e companheiro, outro toca por direito a mim, por ter resolvido, a contento de todos, o complicado problema dá herança!
̶  Sois inteligente, ó Estrangeiro! – exclamou o mais velho dos três irmãos. – aceitamos a vossa partilha na certeza de que foi feita com justiça e equidade!
E o astucioso Beremiz – o Homem que Calculava – tomou logo posse de um dos mais belos camelos do grupo e disse-me entregando-me pela rédea o animal que me pertencia:

̶  Poderás agora, meu amigo, continuar a viagem no teu camelo manso e seguro! Tenho outro, especialmente pra mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário